Alfaiates, situada em terras do RibaCoa, na base da serra das Mesas, é um antigo concelho que ostenta restos de fortificações da idade média e da época moderna, por ter sido uma importante praça militar fronteiriça.
Por aqui passaram migrações celtas, exércitos romanos, bárbaros, árabes, ingleses, franceses e espanhóis.
A povoação é portuguesa desde 1297, tendo o seu alcaide um papel importante na aceitação do D. Dinis como legítimo soberano destas terras. Este confirmou o anterior foral e promoveu obras de reabilitação urbana e militar na população. A Aldeia ganhou, então, o seu original traçado urbano ortogonal, marcado por ruas direitas quebradas por transversais perpendiculares, formando quarteirões perfeitamente simétricos.
Contudo, é com o Rei D. Manuel I que, em 1515 dá novo foral, que Alfaiates empreende o maior desenvolvimento económico. Ainda hoje se podem admirar brasões régios de D. Manuel expostos no castelo e acompanhados por duas esferas armilares.
Esta rota tenta aproximar o mais possivel a natureza, a cultura e a história da freguesia de Alfaiates. Durante este percurso terás a oportunidade de conhecer um pouco mais sobre a Vila histórica de Alfaiates.
Ao longo dos 13 km deste percurso haverá 13 pontos de interesse devidamente sinalizados. Cada um deles conta com uma pequena descrição do local ou monumento a que se refere.
Em cada ponto terás disponível um QRcode com as indicações para o próximo ponto. Devem sempre ser seguidos os trilhos devidamente sinalizados.
Sempre que surja um cruzamento haverá uma indicação com o caminho correto a seguir.